caur – -Translation – Keybot Dictionary

Spacer TTN Translation Network TTN TTN Login Deutsch Français Spacer Help
Source Languages Target Languages
Keybot 2 Results  www.alcar-wheels.com
  Kas ir gaisma? | Intern...  
Gaismu dēvē arī par informācijas avottu visuma radīšanā, zvaigžņu fotofizikālajos procesos un universāliem dabas fizikālajiem likumiem visuma pastāvēšanas laikā. Gaisma caur spektroskopu tika novesta līdz mūsu teorētiskajām un eksperimentālajām zināšanām par atomu un molekulu uzbūvi.
É simultaneamente interessante e instrutivo estudar os trabalhos que antecederam os de Einstein, sobre as interações luz-matéria. Em 1887, Heinrich Hertz, gerou, detetou, e caracterizou a propagação de ondas eletromagnéticas, observou que elétrodos iluminados por luz ultravioleta criavam “faíscas” com maior facilidade. O seu assistente Wilhelm Hallwachs confirmou e ampliou essa observação, em 1888, quando demonstrou que a radiação ultravioleta incidente em placas de metal fazia com que ficassem carregadas com carga positiva. Em 1899, Joseph J. Thomson estudou o efeito da radiação ultravioleta sobre a produção de “corpúsculos” (eletrões) numa placa de metal no interior de um tubo de Crookes. Thomson mediu uma corrente a partir da placa, que aumentava com a frequência e com intensidade da radiação. Foi o primeiro a afirmar numa publicação que a radiação ultravioleta incidente, resultava na emissão de eletrões. Em 1902, Philipp Lenard, que estava a trabalhar na Universidade de Kiel mostrou que a radiação de uma lâmpada de arco de carbono, com comprimentos de onda pequenos, incidente na superfície de um metal, provocava a emissão de eletrões. O número de eletrões ejetados aumentava com a intensidade da luz, mas não a sua energia cinética, e até uma determinada frequência da radiação não havia eletrões emitidos. Lenard também observou que o máximo da energia cinética dos eletrões emitidos era independente da intensidade da radiação incidente, mas aumentava com o aumento da frequência da radiação incidente. Mediu os efeitos de três diferentes frequências de luz ultravioleta sobre a emissão de eletrões por uma placa de alumínio.
  Kas ir gaisma? | Intern...  
Vidū: tieši pēc Bozes-Einšteina kondensāta parādīšanās. Pa labi: pēc ilgstošākas iztvaikošanas, atstāts paraugs, kas sastāv no gandrīz tīra kondensāta. Attēls no NIST/JILLA/Cu-Boulder (NIST attēls) [Publiskais domēns], caur Wikipedia Commons.
La verificación experimental del concepto de emisión estimulada vino décadas después de que Einstein lo predijera teóricamente. Bertolotti postula una explicación para esta larga demora en su artículo: ¿Por qué se inventó el láser tan tarde? (Ver ICO Newsletter 82, enero 2010) En 1954, Gordon, Zeiger y Townes inventaron el máser (amplificación de microondas por emisión estimulada de radiación) que operaba en la región de microondas. Y en 1960, Theodore H. Maiman produjo emisión estimulada en un cristal de rubí, uno de los componentes del primer láser. El Premio Nobel de Física en 1964 fue compartido por Charles H. Townes, Nicolay G. Basov y Aleksandr M. Prokhorov por su trabajo independiente en el láser (amplificación de luz por emisión estimulada de radiación).
CCompton validou a sua teoria com uma série de medições precisas e escreveu: “A bela concordância entre os valores teóricos e experimentais da dispersão é o mais impressionante... Não há uma única constante ajustável que ligue os dois conjuntos de valores.” Ele descobriu que o aumento do comprimento de onda é independente do comprimento de onda incidente. Compton, em seguida, concluiu: “A dispersão de raios-X é um fenómeno quântico.” Além disso, “...a teoria indica de uma forma muito convincente que um quantum de radiação carrega consigo momento, bem como energia."